Data de instalação: Ano de 1954

Jaboti tem como seus fundadores Antonio José de Azevedo e João de Paula, que fixaram residência naquele local no findar do século passado. Mais tarde lançaram eles os fundamentos da cidade formando seu patrimônio que doaram a Nossa Senhora das Dores padroeira local.

O atual território de Jaboti fazia parte da fazenda Jaboticabal, nome este escolhido para denominar a nova localidade, o qual foi abandonado por verificarem, seus fundadores, a existência de cidade Paranaense com o mesmo nome. Vigorou então até 1919, quando passou a denominar-se Carlopolis. Entretanto, passou a conservar o nome tradicional da região, resolveram dar ao novo povoado a denominação Jaboti.

Elevado a categoria de distrito policial pelo Decreto nº 571, de 01 de dezembro de 1909, quando governava o Estado do Paraná, Francisco Xavier da Silva, foi mais tarde em 19 de março de 1912, transformado em distrito judiciário, pela Lei nº 1110, daquela data. Em 1928, elevou-se a categoria de município, com o território desmembrado do de Tomazina. Pelo Decreto nº 106, de 22 de janeiro de 1934, do interventor federal Manoel Ribas, foi extinto o município de Jaboti, por não atingir sua arrecadação o QUANTUM previsto em Lei, voltando o território a integrar o de Tomazina.

Em Jaboti já teve cinema que não prevaleceu por muito tempo. Foi instalada em 1938 a energia elétrica em nossa cidade e também foi criado
o Clube Alencar de Lima, que passou por uma grande reforma e atualmente funciona o CRAS e a Provopar Jabotiense.

Com a Lei nº 790, de 14 de novembro de 1951, constitui parte do município de Japira, pela criação deste, desanexando do de Tomazina. Voltou Jaboti, a categoria de município pela Lei Estadual nº 253 de 26 de novembro de 1954, desmembrando de Japira. Jaboti foi emancipado no dia 15 de novembro de 1955. Sendo seu primeiro prefeito o Sr. Domingos Ferreira de Siqueira. As pessoas nascidas em Jaboti denominam-se como Jabotienses.

O atual prédio da Prefeitura foi construído entre o ano de 1980 a 1982 e se localiza na Praça Minas Gerais, número 175 e tem as seguintes ruas como acesso: Rua Domingos Luiz de Siqueira, Rua Manoel Ribas, Rua José Candido Filho e Rua 7 de
Setembro.

Link
Comentários »